Como preencher uma joia para cinzas?
Manual para preencher uma joia para cinzas, joia memorial ou pingente de cinzas
Antes de começar
O preenchimento de uma urna ou de uma joia para cinzas exige um certo nível de precisão. Você pode escolher se deseja preencher a joia por conta própria ou pedir que isso seja feito por, por exemplo:
O(a) responsável/funeral director (assistente funerário)
Você pode conversar com o(a) responsável pelo funeral para verificar se é possível que ele(a) faça o preenchimento. Normalmente, esse serviço tem custos.
O crematorio
Você pode entrar em contato com o crematorio para verificar se eles podem preencher a joia. Aqui também, geralmente há custos envolvidos.
Preencher você mesmo(a) ou pedir a um familiar
Em geral, é relativamente simples preencher uma joia para cinzas por conta própria, ou pedir que um familiar faça isso. Leia primeiro este manual e faça algumas preparações antes de preencher e fechar a joia. Se você for preencher a joia, pode avisar ao crematorio ou ao responsável funerário que deseja usar uma pequena quantidade de cinzas, para que eles possam separar um pouco para você.
Preenchimento
As joias para cinzas ou joias memoriais possuem uma pequena tampa rosqueável. Dependendo do modelo, ela pode ficar na parte superior, inferior ou traseira. Verifique se a joia memorial ou a joia para cinzas não apresenta danos antes de preenchê-la.
Ao desrosquear a tampa, você pode usar um pequeno funil ou um pedaço de papel dobrado para despejar uma pequena quantidade de cinzas na abertura. Desrosqueie apenas com a mão, e não com alicates ou ferramentas, pois isso pode danificar a joia.
Trabalhe sobre uma superfície plana e utilize uma folha de papel grande, para que qualquer cinza que caia possa ser facilmente recolhida. Em geral, você não precisa de mais do que um quarto a meia colher de chá de cinzas para preencher a joia.
Se as cinzas estiverem muito grossas ou com pedaços maiores, você pode torná-las mais finas usando um pilão. Se necessário, compacte suavemente as cinzas com um palito de dente de madeira.
Verifique se não ficou nada preso na rosca fechando a tampa uma primeira vez sem cola. Se a tampa não fechar bem, pode haver um pouco de cinza na rosca. Remova isso primeiro. Em seguida, recomendamos aplicar uma pequena gota de cola na rosca interna e então fechar a tampa de uma só vez, apertando até ficar firme.
Ao prender uma corrente, preste atenção para que a argola/olhal da tampa fique alinhada com o colar.
Depois de fechada, não abra novamente. Isso aumenta a chance de a tampa não ficar bem fixada ou de não vedar corretamente. Remova imediatamente qualquer excesso de cola.
Uso e cuidados ao usar
Não use a joia para cinzas na água ou no banho. Uma joia para cinzas nunca é totalmente à prova d’água. Além disso, o pingente ou a joia pode ser danificada, desgastar-se ou perder o acabamento devido ao contato com sal, produtos de limpeza, sabão (resíduos) e suor.
Dicas valiosas para joias para cinzas
- Use um kit de preenchimento para joias para cinzas.
- Retire a joia ao entrar em contato com água (por exemplo, ao tomar banho, nadar ou entrar na banheira).
- Limpe a joia com um pano de polimento para joias. Em joias com acabamento fosco, não esfregue com força, pois o atrito pode polir a superfície e deixá-la brilhante.
- Se você quiser 100% de certeza de que a joia não poderá ser aberta novamente, recomendamos colar a tampa permanentemente ou pedir ao seu joalheiro que faça a soldagem/selagem.
- Por fim, você pode guardar uma pequena quantidade de cinzas separada para “emergências”. Você não espera que isso aconteça, mas é possível perder a joia ou ela ser roubada. Assim, você sempre terá uma pequena reserva para preencher uma nova joia.

